sexta-feira, julho 14, 2006

Dois Avisos e uma proposta.

Os textos abaixo(Homem I e Homem 2) são reflexões e desenvolvimentos diferentes sobre o mesmo tema , embora as ideias exposta sejam a mesma.Agradecia que revelassem qual acham melhor.

Aproveito também para relembrar que não está prevista nenhuma actualização até 04 de Agosto , embora possa acontecer.Lamento o facto de não poder actualizar o blog , mas prometo que volto com textos fresquinhos , escritos em terras brasileiras.
Assim me despeço e vos desejo boa sorte naquilo que fizerem até lá :).

Até Breve!

Homem 2

Homem.
O Ser mais bizarro e estranho da História da Terra. E, estranhamente, o mais bem sucedido.
O Homem é uma faca de dois gumes, simultaneamente destrutivo e construtivo.
Já passou a fase em que tem que assegurar constantemente a sobrevivência., libertando o cérebro para questões mais profundas e filosóficas, nomeadamente a pergunta –“Porque estou aqui?”. Foi com o objectivo de responder a esta pergunta que surgiram todas as Ciências e religiões; Foi com a ânsia de responder a esta pergunta que o Homem finalmente libertou os dois aspectos acima falados(destrutivo e construtivo);
Não hesitou em matar , mutilar e dissecar centenas de outros seres(e até semelhantes) para tentar responder a esta pergunta. Devastou , triturou e transformou “gaziliões” de recursos orgânicos só para originar o conforto que a mente , para responder a esta pergunta , supostamente precisa. Aliás , construi todo um novo modo de vida à volta desta pergunta.
Por outro lado , apercebeu-se , embora tarde e ainda não completamente , que precisa de preservar o ambiente e a Terra para continuar a sobreviver(voltamos à necessidade primitiva).
Além destes factores , outro existe que veio complicar ainda mais a Mente (e a vida) do Homem:
O Culto, aparentemente sem sentido(na medida em que não satisfaz nem as necessidades de sobrevivência , nem as filosóficas), ao Dinheiro.
Este , que foi no princípio associado ao conforto e à comodidade material ,separou-se dele e tornou-se independente. As pessoas agora fazem uma vida em torno do Dinheiro, deixando muitas vezes para segundo plano as comodidades que ele proporciona.
O Homem é portanto , do ponto de vista filosófico , bastante complicado e biologicamente , relativamente simples ( na medida em que a sua necessidade biológica e procriar e sobreviver , porque do ponto de vista estrutural ,mecânico , físico e químico também é bastante complicado) , porque , se olharmos com atenção, só poucas pessoas é que estão verdadeiramente a tentar responder á pergunta “Porque estamos aqui?”. O resto da população sustenta-se trabalhando na indústria que suporta as tentativas de resposta à pergunta e no culto ao Dinheiro. E os seus objectivos principais continuam a ser procriar e sobreviver.
Claro que há aqueles que , trabalhando nestas indústrias , também tentam responder à pergunta.

Homem 1

Admiro-me como o Homem conseguiu chegar à posição dominante na Terra.
Somos defeituosos , e , no entanto geniais; Nosso corpo é uma estrutura frágil, um baralho de cartas em precário equilíbrio .Chegámos a um ponto que é(quase) cada um por sim: Estamos fechados na nossa própria concha.
E , no entanto , compreendemos várias peças da estrutura universal, embora só tenhamos desvendado uma parte desta estrutura colossal.
Inventámos máquinas que andam sozinhas , pensam sozinhas , e procuram sozinhas.
Só não pensam sozinhas(ou pensarão?).No pensamento analítico, essas máquinas muitas vezes superam-nos. Só lhes falta o pensamento abstracto.
É de admirar , que , com semelhante intelecto, o Homem se continue a autodestruir , Devastando e sufocando lentamente o nosso Planeta.
(E tudo por causa de um objecto, inventado por nós mesmos , que sozinho não tem nenhuma função.
Um objecto cujo objectivo primário é facilitar as trocas e a interacção entre os Humanos, mas que depressa se tornou um objecto de culto para os mais tacanhos , sinónimo de “riqueza” e “superioridade”. )
Além disso, destruímo-nos uns aos outros , levados pela maldade inerente à Humanidade, ou por razões “pseudo-justas”, fazendo justiça com as próprias mãos ou simplesmente pelo poder que isso nos dá.
Poucas são as pessoas que se podem orgulhar de suster a Humanidade do abismo em que ela cairá.
Se isto é motivo de orgulho.

quinta-feira, julho 13, 2006

Guadiana Fest 06:Moonspell

Os meus sentidos estão embotados, enquanto recuperam da “overdose” de emoção sofrida.
Todo o meu corpo treme, lembrando a apoteose, a conexão estabelecida entre o exterior e o ser.
Estou de ressaca de um dos melhores momentos da minha vida, os sentidos ligando-se e desligando-se ,a respiração turbulenta e o coração descompassado.
Nos ouvidos, um zumbido ,um som fantasma que insiste em trazer à memória recordações agradáveis.
Todos os efeitos podem indicar um AVC ou um ataque cardíaco, mas não foi nada disso.
É o efeito da ressaca. Não do álcool , mas da felicidade.
Gradualmente, tudo vai voltando ao normal; No entanto, na boca(e no coração) persiste o suave gosto de uma boa lembrança.

A Corrente

Estou sentado no meio da escuridão. Á minha frente, na avenida silenciosa, exceptuando o som de carros longínquos e de um grilo incessante, vejo dois cães numa luta muda, mas violenta. Passado algum tempo, desistem e seguem o seu caminho como pacíficos companheiros.
Uma massa escura de água estende-se à minha frente:
Guadiana ,rio de mistério e esperança, sustento de povos ao longo de vidas.
É nessa massa escura que eu me quero perder. Descobrir-lhe os segredos e perceber o que é.
Dir-se-ia uma entidade autónoma, viva, como nós .A Ciência diz que não, que é um “mero” conjunto de reacções físicas e mecânicas, um curso de água cuja finalidade é alimentar o Oceano(aqui tão perto).
Um Milagre portanto.
Porque o que é a Terra senão um Milagre que só agora começámos a desvendar? O que é senão um Ser, um Deus, uma Força que nos ultrapassa mas que alguns de nós julgam tão seguramente perceber?
Bonecos, fantoches autónomos capazes de destruir o cenário e o próprio teatro! é o que somos.
Sonhamos poder reconstruí-lo, remediá-lo!
Quem sabe se o sonho se torna realidade ou se o teatro se reconstrói sozinho, expulsando-nos de cena.
O grilo continua a cantar, impassível a tudo e a todos.
Pudesse eu ser como ele ,transformar-me nele e não me preocupar mais.
Não o faria; Preciso de ter razões para estar feliz ou deprimido.
Não sei se o grilo tem razões para estar como está, nem tampouco se gostava de ser grilo.
Sendo Humano, pelo menos entendo(ou julgo entender. Abençoada arrogância humana, que julga a tudo ser superior, só por ter tido a sorte que teve)as razões da depressão .
Os cães já se perderam, envoltos na escuridão e rodeados pelas brumas.
Até sempre Camaradas!

O Grito

Isto é o grito de um Homem desesperado. Desesperadamente à procura do sentido de tudo, procura que sabe utópica mas indispensável, uma antítese da própria lógica.
Um homem, como tantos outros, que não compreende a razão da imperfeição e , mesmo assim, considera-a indispensável à sua vida.
Porque essa imperfeição é o que eu sou.
Mas ,mesmo assim, não a compreendo. Quero ser perfeito, como todos os outros seres, humanos ou não, minimamente lógicos.
Todavia, sei que a perfeição é uma utopia, um ideal inatingível!
Porque continuo a tentar?
Porque o que nos torna diferentes é não abdicarmos das nossas ideias e dos nossos ideais ,só por eles não funcionarem na prática.
Um utópico perseverante, é isso que eu sou.
Um Homem idealmente moderno. “Um anarquista sem preconceitos ”,mas que pouco consegue expressar. Contudo , por vezes pergunto-me se na realidade não serei um pequeno burguês idealista; Um homem que, estando coberto de luxos , não percebe que a coisa mais importante para os outros Homens menos sortudos, e, talvez, mais merecedores, é a sobrevivência.
Para uns o idealismo; Para outros a sobrevivência...Todos os meios são válidos para atingir o ideal utópico primário :a Felicidade.
Porque que esse estado ,o bem estar supremo e intemporal(chamado Nirvana pelos Budistas), é o grande sonho da Humanidade.
E o que é o Homem senão um sonhador ?

Escrever

Sinto uma sonolência de viver .Um vazio, que vai alastrando como um vórtice negro, que devora sentimentos, sensações, pensamentos e emoções.
Uma ilusão de nada.
E procuro intensamente não o sentir. É um sentimento que me enoja e intimida, como um poço fundo e estreito do qual não consigo sair.
Por isso é que quero experimentar o mais possível, para tentar sair deste estado de torpor sonolento (embora esteja limitado por esta assustadora timidez e cobardia que me segue incessantemente, outro atributo que, longe de intimidar e enojar, me cansa e frustra constantemente.)
É por isso que escrevo.
É a saída.
Um motor de escape de todas as ilusões ,desilusões, sentimentos e acções sofridas e perpetrados.
Dá-me uma liberdade total, que nem me é impedida pelas linhas em que escrevo.
Quando escrevo, sou eu , livre, nu ,real ,verdadeiro, sem censura nem coacção, com os sentimentos à solta, despojado de toda a timidez, vergonha e medo antes sentidos.
Sou um anónimo entre anónimos, uma sombra vagueando pelo espaço etéreo da alma, sou a própria caneta que escreve, sou o próprio Mundo que nasce.
Liberto-me do dever que é ter de pensar cuidadosamente antes de agir ,dos condicionalismos idiotas que a própria cultura impõe .
Sou o verdadeiro ser perfeito , livre, natural e ,contudo, irreal.
Só nestes momentos é que percebo que a felicidade vem em pedaços,e não num todo.
Só nestes momentos é que sei o que é viver. Porque só nestes momentos eu sinto profunda e verdadeiramente. E sentir é viver..

Apresentação

Este blog tem como objectivo a publicação de textos escritos pelo criador do blog.
Idealmente, ele será actualizado de dois em dois dias, embora possa haver interrupções, por assuntos pessoais ou estranhos ao criador.
Quando isto acontecer, pretendo afixar um post a avisar e dar conta do motivo.


O blog vai começar por ter, no seu ínicio 4 textos.De seguida irá sendo actualizado com não mais de 5 textos por dia(e isto já sou eu a sonhar).


Aproveito també para informar que de dia 15 a dia 04 de agosto, não espero publicar textos, visto estar em viagem.Todavia, se encontrar um cyber café que não seja muito caro, tenciono actualizá-lo.
Espero que gostem!