sexta-feira, julho 14, 2006

Homem 2

Homem.
O Ser mais bizarro e estranho da História da Terra. E, estranhamente, o mais bem sucedido.
O Homem é uma faca de dois gumes, simultaneamente destrutivo e construtivo.
Já passou a fase em que tem que assegurar constantemente a sobrevivência., libertando o cérebro para questões mais profundas e filosóficas, nomeadamente a pergunta –“Porque estou aqui?”. Foi com o objectivo de responder a esta pergunta que surgiram todas as Ciências e religiões; Foi com a ânsia de responder a esta pergunta que o Homem finalmente libertou os dois aspectos acima falados(destrutivo e construtivo);
Não hesitou em matar , mutilar e dissecar centenas de outros seres(e até semelhantes) para tentar responder a esta pergunta. Devastou , triturou e transformou “gaziliões” de recursos orgânicos só para originar o conforto que a mente , para responder a esta pergunta , supostamente precisa. Aliás , construi todo um novo modo de vida à volta desta pergunta.
Por outro lado , apercebeu-se , embora tarde e ainda não completamente , que precisa de preservar o ambiente e a Terra para continuar a sobreviver(voltamos à necessidade primitiva).
Além destes factores , outro existe que veio complicar ainda mais a Mente (e a vida) do Homem:
O Culto, aparentemente sem sentido(na medida em que não satisfaz nem as necessidades de sobrevivência , nem as filosóficas), ao Dinheiro.
Este , que foi no princípio associado ao conforto e à comodidade material ,separou-se dele e tornou-se independente. As pessoas agora fazem uma vida em torno do Dinheiro, deixando muitas vezes para segundo plano as comodidades que ele proporciona.
O Homem é portanto , do ponto de vista filosófico , bastante complicado e biologicamente , relativamente simples ( na medida em que a sua necessidade biológica e procriar e sobreviver , porque do ponto de vista estrutural ,mecânico , físico e químico também é bastante complicado) , porque , se olharmos com atenção, só poucas pessoas é que estão verdadeiramente a tentar responder á pergunta “Porque estamos aqui?”. O resto da população sustenta-se trabalhando na indústria que suporta as tentativas de resposta à pergunta e no culto ao Dinheiro. E os seus objectivos principais continuam a ser procriar e sobreviver.
Claro que há aqueles que , trabalhando nestas indústrias , também tentam responder à pergunta.