sexta-feira, julho 14, 2006

Homem 1

Admiro-me como o Homem conseguiu chegar à posição dominante na Terra.
Somos defeituosos , e , no entanto geniais; Nosso corpo é uma estrutura frágil, um baralho de cartas em precário equilíbrio .Chegámos a um ponto que é(quase) cada um por sim: Estamos fechados na nossa própria concha.
E , no entanto , compreendemos várias peças da estrutura universal, embora só tenhamos desvendado uma parte desta estrutura colossal.
Inventámos máquinas que andam sozinhas , pensam sozinhas , e procuram sozinhas.
Só não pensam sozinhas(ou pensarão?).No pensamento analítico, essas máquinas muitas vezes superam-nos. Só lhes falta o pensamento abstracto.
É de admirar , que , com semelhante intelecto, o Homem se continue a autodestruir , Devastando e sufocando lentamente o nosso Planeta.
(E tudo por causa de um objecto, inventado por nós mesmos , que sozinho não tem nenhuma função.
Um objecto cujo objectivo primário é facilitar as trocas e a interacção entre os Humanos, mas que depressa se tornou um objecto de culto para os mais tacanhos , sinónimo de “riqueza” e “superioridade”. )
Além disso, destruímo-nos uns aos outros , levados pela maldade inerente à Humanidade, ou por razões “pseudo-justas”, fazendo justiça com as próprias mãos ou simplesmente pelo poder que isso nos dá.
Poucas são as pessoas que se podem orgulhar de suster a Humanidade do abismo em que ela cairá.
Se isto é motivo de orgulho.

2 Comments:

At 9:41 da tarde, Blogger Rain said...

Engraçado, acho que os dois completam-se, não concordo mais com um nem com o outro.
Creio que o Homem não domina o mundo, talvez porque o que nós, Homens fizemos, não encaixe bem no meu conceito de domínio. Está certo criámos máquinas, que ainda lhes falta muito para nos poderem substituir, não são auto-didáctas nem auto-suficientes, fomos à lua, no entanto existem um número variado de espécies que desconhecemos, ainda hoje são inúmeras as perguntas para a qual não temos uma resposta sólida, temos senão vários fragmentos de respostas (porque estou aqui? não é?) E cada um de nós é um singular inserido num colectivo, é juntar numa capoeira, galinhas, patos raposas e lobos.
O cérebro humano é de uma complexidade estrondosamente magnífica.
Cumprimentos

 
At 11:37 da tarde, Blogger João Filipe Ruivo Félix said...

Desde já, obrigado pela resposta.
Visto já ter postado isto há algum tempo, não esperava uma resposta, e especialmente uma resposta de grande qualidade.
Quanto ao domínio:Para mim, a parte mais importante do conceito de dominar é o dominador poder aniquilar,ou, no mínimo, "ferir" gravemente o dominado.
Obviamente que tens razão, quando dizes que não conhecemos um número elevado de espécies.No entanto, o Ser Humano tem a tecnologia e o poder de arrasar e extinguir quase todas as espécies vivas que vivem na terra, e quase de certeza que consegue eliminar todas as espécies minimamente evoluídas.
E, sem sombra de dúvidas que tens razão na tua última afirmação!
No entanto, somos obrigados a interagir com as outras espécies da capoeira, e, mesmo não querendo, acabamos por fazer parte da sociedade( que pode, ser analisada, por certos prismas, como um individuo)

 

Enviar um comentário

<< Home