segunda-feira, agosto 21, 2006

Felicidade

Desejada por muitos e desprezada por alguns , a felicidade foi desde sempre um tema recorrente e omnipresente no pensamento Humano.
Desde sempre as pessoas tentaram atingi-la , os Poetas exaltá-la , os Filósofos e cientistas estudá-la.
Mas o que é a Felicidade?
Um ideal , um sentimento , um estado de espírito ?
Algumas pessoas dizem ser impossível “atingi-la”. Outras dizem que só se “atinge” durante curtos períodos de tempo , “cobrindo” momentaneamente todos os sentimentos negativos.
Existem ainda outras ideias sobre como atingir a felicidade:
- Atingimo-la depois de mortos , e só se tivermos sido “boas” pessoas.
- Se vivermos uma vida de privação e sofrimento.
Também há quem diga que a felicidade pode ser um sentimento físico , em que todos os desejos estejam saciados e o corpo e a mente estejam numa missão confortável.
Claro que depois existem aqueles trapaceiros que convencem pessoas ingénuas que têm um método fácil e infalível que lhes proporciona a felicidade , deixando-as depois frustradas e zangadas quando percebem que foram enganados. Mas esta é a faceta maldosa da Humanidade que não podemos negar existir
No entanto será que a Felicidade existe mesmo? Virá em pedaços , ou num todo? Talvez quando pensamos naqueles momentos com amigos , a família ou sozinhos em que nos sentimos e contentes e confortáveis(felizes?) tendamos a dar razão à primeira hipótese. Mas será esta uma questão passível de ser respondida. E se sim , por quem? Será o conceito de felicidade individual , pessoal e subjectivo ou colectivo , delimitado e objectivo?
Eu inclinar-me-ia pela primeira hipótese , mas a verdade é que (ainda) não sabemos