quarta-feira, agosto 09, 2006

Pantanal

Simpático , vivo , suave e sereno. São quatro dos adjectivos que melhor se aplicam ao Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Outrora um imenso mar , O Pantanal é neste momento uma planície alagada (Situação que se agrava na estação chuvosa , visto que está rodeado de altas montanhas que despejam a água das chuvas nele) que abrange uma vasta região que engloba o Paraguai ,a Bolívia e (maioritariamente) o Brasil(mais precisamente os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
A água é presença constante no Pantanal , principal razão para a origem da imensa vida que lá pulula, dando ao Pantanal o título de região com maior biodiversidade das Américas. Por outro lado , o Pantanal é relativamente despovoado , sendo a população espalhada por fazendas e chácaras e as distâncias entre Aldeias e vilas enormes.
Não obstante estes contratempos , o Pantanal é cada vez mais visitado, facto facilmente compreendido quando se depara com a paisagem idílica e ambiente acolhedor que este nos oferece.
Quanto a mim , depois de uma noite em Campo Grande(a capital de Mato Grosso do Sul, com 700 mil pessoas) , viajei durante 4 horas até chegar à Fazenda/Pousada Baía Grande , uma fazenda com 1800 hectares em que a principal fonte de rendimento é o gado(com 25 milhões de cabeças , Mato Grosso do Sul é a capital brasileira da Vaca) .
Além disso , cultivam capim e criam cabras e cavalos(além de hospedarem e preparem actividades para os turistas).Foi lá que passei todo o tempo que estive no Pantanal.
Passo a narrar a minha estada:
Cheguei à pousada , com o meu irmão , avô e senhor(que se revelou um senhor muito simpático) que nos trouxe , por volta das 11h 30 .Fomos recebidos calorosamente pelo dono e funcionários da fazenda , que nos conduziram ao quarto e nos disseram tudo o que precisávamos de saber. O motorista quedou-se pela fazenda , que provavelmente tem um quarto próprio para acolher quem vai levar os hóspedes.
Almoçámos às 12h00 , altura em que conhecemos os outros hóspedes.
O primeiro passeio foi programado para as 15 h00 , o que me deu tempo para passear pelo terreno próximo da pousada.
Fiquei espantado maravilhado com o que vi:
Tucanos , Iremas (aves parecidas com as emas, mais pequenas) , e várias outras aves assim como uma manada de equídeos.
Foi a primeira , mas não última , agradável surpresa desta fenomenal estada. Porque as actividades programadas , se não superaram este primeiro momento , igualaram-no.
Observação de exóticas e bonitas aves e outros animais(Gaviões , Tuiuius(uma bela ave , a imagem de marca do Pantanal),colibris , papagaios , capivaras , caimões ,veados ,papa formigas e “lobinhos”.) Pesca de piranhas(em que eu pesquei, não uma piranha mas um lambari!) e consequente alimentação de caimões , focagem nocturna de jacarés(onde pegámos num deles), passeio a cavalo e finalmente uma caminhada de meia-hora(em que avistámos um macaco bugio).
Outra agradabilíssima surpresa foi o pessoal da fazenda (Alexandre , o dono da fazenda; Éder , o guia; Sr.João , o Pantanense ;Adriano , o apanhador de jacarés; Sr. Luis , o motorista; além dos hóspedes , uma estado-unidense e um israelita), que se revelou o mais simpático e sociável que encontrei no Brasil. Desde princípio que me dei bem com todos. Nos momentos “mortos” falei com todos , ouvi tocar violão e discutimos música e outros assuntos.
A todos eles , que tornaram a minha estada perfeita , um muito obrigado!